Cineteatro Caracas - a construção
Quando adquiriu o Avenida Cine, José Ferreira Pinto tinha a intenção de reabilitar o edifício. Para esse efeito solicitou um projeto ao arquiteto Aristeu Gonçalves que previa a ampliação da área edificada para a construção de café-restaurante, de novos camarins para os artistas, de lavabos para o público.
No entanto, em 1964, depois de uma aturada análise às necessidades que a tecnologia de projeção impunha e de conforto que era necessário para os espectadores, surgiu um novo projeto da autoria do arquiteto Gaspar Domingues, que previa a demolição e construção de um novo edifício. Teve um custo aproximado de 10.000.000$00.
O novo edifício ficou concluído em 1968, sendo batizado com o nome de Cineteatro Caracas, cidade onde o seu proprietário tinha estado emigrado. A inauguração ocorreu a 21 de Dezembro com a projeção do filme “Flor Amarga”.
Apesar dos seus sucessores terem inaugurado a 17 de Dezembro de 1982 o Cinema Estúdio Gemini 1, com o filme “Tron” em estreia nacional, o Cineteatro Caracas continuou com atividade regular até 1993.
Em 2003, foi adquirido pelo Município de Oliveira de Azeméis.
GALERIA DE IMAGENS